sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Predestinação ou Livre Arbítrio - Derrubando uma falsa antagonia pelos métodos compreensivo, socrático e dialético

Em se tratando de Teologia, existe um aparente empecilho quando se discutem duas correntes doutrinárias conhecidas no Protestantismo - Predestinação (Tudo está determinado antes mesmo de termos nascido), e Livre Arbítrio (Somos livres para escolher). Tais doutrinas, obviamente contraditórias são resultado de um processo sobre o qual nasce toda APARENTE CONTRADIÇÃO BÍBLICA: Uma análise não-global das Escrituras.


Como é de conhecimento para todo exegético, existem princípios de interpretação bíblica, dentre o qual, um dos maiores deles é o da análise global das escrituras (vendo a Bíblia como um todo e não em partes isoladas, comparando passagens, e excluindo contradições por um terceiro árbitro dentro da globalidade textual das escrituras).

TODA APARENTE CONTRADIÇÃO DA BÍBLIA É FRUTO DE UMA ANÁLISE PARCIAL DA MESMA! E é com base nisto, que utilizando uma análise compreensiva e "gestaltica" (da forma bíblia como um todo) que gostaria de colocar um ponto nesta história.


Textos Básicos para Compreender as Duas Posições

  • PREDESTINAÇÃO
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... que... nos escolheu nele antes da fundação do mundo” (Ef.1:3,4).

“Nele fomos também feitos herança, predestinados se­gundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade" (Ef. 1:11). 

“Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação” (2Ts.2:13).


“Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts.5:9)


"O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal." (Pv 16:4)


  • LIVRE ARBÍTRIO

"A saber: SE com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Rm 10:9) *Grifo Meu

"Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, QUANDO cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, SE não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes." (Dt 11:26-28) *Grifo Meu

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" (Dt 30:19)



Análise Textual Compreensiva, Socrática e Dialética

Primeira pergunta: DEUS NOS ELEGEU (ESCOLHEU) PARA ALGUM PROPÓSITO?
Segundo os textos bíblicos acima expostos sim! NÃO HÁ COMO NEGAR ISSO!

Mas aqui temos que começar a aprofundar o raciocínio: Quem escolhe alguma coisa, o faz com base em algum critério, e quanto mais difícil for a escolha maiores serão as buscas por critérios que validem as escolhas. E por isso, partimos para a...

... Segunda pergunta: COM BASE EM QUAL CRITÉRIO DEUS ELEGE (PREDESTINA) ALGUÉM PARA SER SALVO OU CONDENADO?

No imaginário do Senso Comum, desprovido de uma análise global das escrituras, Deus escolhe com base na sua própria "vontade", em um ato AUTOCRÁTICO e PRESCIENTE (Não é o mesmo que "Onisciente"), escolhendo sem base em um critério exterior a sua própria vontade, como se fosse uma máquina de granja separando ovos para diferentes embalagens; Ora à isto a Bíblia chama de ACEPÇÃO DE PESSOAS!

Terceira pergunta: DEUS FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS?
Absolutamente NÃO!

"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." (Rm 2:11)

Até aqui, acredito que consegui demonstrar que Deus não escolhe uma pessoa com base em sua própria vontade sem um critério "justo", isso é ANTIBÍBLICO! 

E aqui tenho que fazer outra separação: A maior polêmica entre as duas correntes e que de fato se configura como um antagonismo não são a predestinação e o livre arbítrio em si, e pretendo demonstrar através deste texto como ambos são possíveis de coexistirem! O que de fato se configura como antagonismo é A FORMA COMO SE PENSOU ESSA SEPARAÇÃO E ESSE CRITÉRIO.

Quarta pergunta: COMO DEUS ESCOLHE UMA PESSOA?
Ora aqui podemos utilizar a psicologia para encontrar a chave para esta resposta: Em primeiro lugar, uma pessoa baseia suas decisões e escolhas conforme características de sua própria personalidade MAS SOBRETUDO naquilo que "sabe ou entende", ou seja, em fatos conhecidos e analisados.

Ora, aqui vamos entrar nos ATRIBUTOS EXCLUSIVOS de Deus:

  1. O que Deus sabe? Todas as coisas, afinal Ele é ONISCIENTE.
  2. Sabe todas as coisas de quem/o quê? De tudo e de todos, afinal ele é ONIPRESENTE.
  3. Mas sabe todas as coisas de tudo e de todos, quando? Sempre, afinal ele está no presente passado e futuro, é ETERNO.
Aqui temos o resumo: Deus sabe de todas as coisas, pois é onisciente; de tudo e de todos, pois é onipresente; em todos os tempos, passado, presente e futuro, pois ele já esteve, está e estará, é eterno. Nos elegeu, mas não o faz sem um critério justo.

Ok, mas para seguirmos, vejamos uma lista dos principais ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS, nos quais ele se baseia para a eleição:
  1. Onisciente - Sabe de todas as coisas
  2. Onipresente - Está presente em todos os lugares
  3. Onipotente - Pode fazer todas as coisas que não contrariem sua existência
  4. Eterno - Sempre existiu e está presente em todos os tempos
  5. Imutável - Não muda
  6. Perfeito, Justo e Santo - É completo, não erra e não peca
  7. Triuno - Pai, Filho e Espírito Santo - três faces da mesma divindade

Logo, entendendo que Deus se baseia EM TODO SEU CONHECIMENTO SOBRE O PRESENTE, PASSADO E FUTURO DO HOMEM, e entendendo que o homem faz suas próprias escolhas e por elas é responsável e que, acreditando que SÃO AS ESCOLHAS QUE O HOMEM TOMA QUE IRÃO LHE DECIDIR OS CAMINHOS. Fica fácil compreender que:

Deus predestina os homens conforme as escolhes que estes tomam! Lhes dá opções e ainda diz quais são os resultados das escolhas dentro de suas possibilidades, mas só os homens podem escolher seus caminhos.

Ora, a JUSTIÇA divina impede que Deus dê os mesmos destinos à caminhos diferentes. SÃO OS HOMENS QUE ESCOLHEM SEUS CAMINHOS, Deus os elege, não por UM ATO DE VONTADE, MAS ATRAVÉS DE UM ATO DE ONISCIÊNCIA DE CONHECER A VONTADE HUMANA! Ele sabe os caminhos tortos das escolhas livres dos homens antes de estes nascerem, e ainda dá diversas chances de mudanças para todos (A bíblia está repleta de exemplos e não colocarei mais algum para não delongar no texto), por isso existe terapia, mudança de vida, conversão, mudança de comportamento, dentre outros.

Ainda assim, aqui entra o quesito VONTADE DIVINA, que teologicamente se divide em três, da qual farei referência ao texto do Reverendo Ed René Kivitz, no seu blog (Outra Espiritualidade):

"A vontade de Deus é um dos temas mais controversos da experiência cristã. Os teólogos costumam dizer que Deus tem três tipos de vontades: soberana, moral e específica. A vontade soberana é aquela que se realiza independentemente da concordância ou cooperação humana voluntária. Quando Deus quer agir, ninguém pode impedir: porta que Deus abre ninguém fecha e porta que Deus fecha ninguém abre. Considerando que Deus tem todo poder, isso significa não apenas que Ele pode decidir livremente (direito) como também que pode executar sua decisão (capacidade).

A vontade moral é aquela que reflete o caráter de Deus, em forma de mandamentos ou princípios. Não matar, não roubar, não mentir são bons exemplos. Mas também ser solidário, praticar a misericórdia, promover a justiça, agir com humildade, cultivar relacionamentos íntegros, honrar as promessas e não manipular pessoas também se encaixam na definição.

A vontade específica seria aquela que determina o plano detalhado de Deus para cada circunstância da vida de cada pessoa em particular, como por exemplo, o lugar onde vai estudar, a pessoa com quem vai casar, o emprego e a cidade onde vai morar. Por trás do conceito da vontade específica de Deus está a crença de que tudo o que acontece, desde que não seja um pecado cometido pela própria pessoa, é da vontade de Deus, pois Ele tem um propósito por trás de todas as situações da vida de todas e cada uma das pessoas. Quando alguém fica doente, é preterido para uma promoção ou é demitido do emprego, tem um carro roubado, uma viagem adiada ou uma visita inesperada, tudo foi causado ou permitido por Deus porque Ele quer fazer alguma coisa através daquele evento ou naquela situação específica. Além disso, também há a crença que Deus tem a decisão certa a ser tomada em cada circunstância da vida. A vontade específica, entretanto, mais se parece com a perspectiva pagã do determinismo e do fatalismo, a crença no destino, do que com a abordagem bíblica de um deus que cria seres humanos à sua imagem e semelhança, e portanto livres, e os convoca a que se tornem parceiros na administração da criação e na construção da história. Os cristãos não cremos em destino. Os cristãos acreditamos que Deus tem propósitos para a história humana, mas não tem tudo decidido, como se a humanidade fosse um conjunto de bonecos iludidos, acreditando que são responsáveis por suas histórias, mas na verdade são manipulados pelos dedos de Deus que determinam suas decisões.

É fato que Deus está presente e agindo em todas as situações da vida de todas as pessoas, e que nada acontece sem que Deus permita. Mas isso não significa que Deus é a causa de tudo o que acontece. Permitir é diferente de fazer acontecer. Também é verdade que Deus guia e orienta aqueles que buscam sua sabedoria. Mas isso é diferente de apontar a escolha certa, como se fosse um oráculo. Deus responde orações. Mas não manipula ninguém. Exceto quando livremente decide realizar seus propósitos. Mas aí já não se trata de vontade específica, mas soberana."

Conclusão

Em relação à salvação a conclusão é que a VONTADE DE DEUS é que "todos sejam" salvos:

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens ... Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a Si mesmo Se deu em resgate por todos; testemunho que se deve prestar em tempos oportunos” – 1 Tm 2.1,3-6


“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” – 2 Pe 3.9

Mas isso só é possível mediante uma coisa: Uma decisão voluntária da parte humana de acreditar, CRER É O FUNDAMENTO NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO! E acreditar é uma decisão baseada em fatos/circunstâncias e estas só são possíveis mediante o conhecimento.

Por isso, o conhecimento é o fator primordial que desencadeia a crença sólida e justificada! Serão salvos aqueles que justificadamente acreditarem no que for verdadeiro, pois a salvação de um mau caminho está com a decisão correta. Um bom destino depende de um bom caminho e este só pode ser encontrado com um bom conhecimento!

Logo, predestinação e livre arbítrio são duas faces de uma mesma moeda, que se interrelacionam e são duas instâncias da mesma essência: O conhecimento!




Por: Murillo Rodrigues dos Santos


Obs.: Aqui se pode ainda questionar se com esta análise, o livre arbítrio pode infringir a VONTADE ABSOLUTA DE DEUS, e isso ficará para um segundo texto, que envolve outra análise bem profunda!

0 comentários:

Postar um comentário