sábado, 25 de junho de 2011

Resenha crítica do Filme "Truman, o show da vida" dir. Peter Weir - por Murillo Rodrigues

Truman é na minha e na opinião de muitos críticos, um filme que revolucionou o cinema na década de 90, por retratar a história de nossa sociedade: Uma pseudoideia de uma vida segura, real, tranquila, em um mundo criado somente para nós mesmos em uma grande redoma que rege nossos comportamentos e vontades.

O filme faz uma crítica sensacional às abordagens psicológicas que visam o condicionamento através de estruturas de poder criadas para nos regular. Critica a noção de liberdade, de poder, de ser e de existir no mundo. Um toque genial no filme é a justaposição de nomes como Truman (Ingl. "True" Verdade, "Man" Homen) questionando sobre o que seria a veracidade existencial humana; e Christopher [que faz o papel de diretor] (que deriva da palavra Cristo) trazendo para si o poder de criação do mundo que por ele foi estabelecido no estúdio do "Show de Truman".


A explanação dos medos de Truman, dos traumas, de como a sua vida adquiriu toda a sua conquista desde a sua história de infância, faz parte da realidade de Truman, mostra como ele estava fadado a viver de acordo com aquilo que lhe foi imposto. O filme também nos mostra como somos expectadores uns das vidas dos outros em uma sociedade que prediz os comportamentos e dita as regras de se comportar em cada lugar.

É interessante notar também o poder da crise que cedeu lugar ao cresimento emocional de Truman, em que foi necessário que houvesse uma grande carga de tensão psicológica para ser equalizada até que Truman encontrasse seu estado emocional saudável. Nestes momentos de encontro pessoal, Truman passa por uma série de atividades de inadequação, o que fez com que o mesmo em uma sitação aversiva, encontrasse uma saída para seu tormento.

A forma com que Truman lida com seus conflitos e se adpata ao meio é outra coisa interessante de se notar, que mesmo em conflito com o mundo exterior, ele estava em busca de sua saúde emocional, vencendo barreiras, medos e lutando com todas as suas forças para sair de uma situação que o incomodava.

Dados Técnicos:
Título original: (The Truman Show)
Lançamento: 1998 (EUA)
Direção: Peter Weir 
Atores: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich.
Duração: 102 min
Gênero: Drama

0 comentários:

Postar um comentário