Do texto: “O existencialismo é um humanismo” de Jean Paul Sartre
“O existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino” (Fonte: A mais confiável de todas – WIKIPÉDIA)
Corrente filosófica sistematizada por Jean Paul Sartre (1905 - 1980) que parte da fenomenologia de Husserl para basear epistemologicamente suas teses. De acordo com a proposta de Sartre, a existência precede a essência.
O existencialismo sartreano recebeu críticas por parte dos cristãos e comunistas com o argumento de que ele era uma doutrina burguesa, individualista. Sartre rebatia essas críticas afirmando que o que chocava sociedade era a sua “dureza otimista”. Ainda assim, o existencialismo era associado à uma coisa feia, pesada por parte da maioria dos leigos.
Sartre faz a distinção entre os seres “Em Si” e “Para Si”, no sentido que, os seres em si apenas existem e não se definem, ao passo que os seres Para Si primeiro existem e depois se definem. Essa definição ontológica se dá pelas vivências. Assim, apenas os seres humanos têm a capacidade de se definir, sendo diferentes dos seres E Si (uma cadeira, por exemplo). A existência humana está diretamente atrelada à consciência, herança do cogito de Agostinho e Descartes (“Cogito, ergo sum” – “Penso, logo existo”).
A poética sartreana, a meu ver, se encontra na afirmação de que “o homem está condenado à liberdade”. Essa afirmação demonstra claramente um lado extremo da temática.
Logo, a temática da liberdade está diretamente atrelada à noção de responsabilidade. Para o existencialismo sartreano o homem é livre, mas é responsável por seus atos, tanto que fica famosa a máxima do autor: “Você pode fazer o que quiser, desde que assuma o que fizer”. Logo, Sartre resgata a responsabilidade humana, colocando o homem no centro de sua vida, dono de seu destino, e senhor de suas atitudes.
As palavras chaves no existencialismo são: Liberdade, responsabilidade e possibilidade.
O homem é livre à medida em que toma consciência de suas possibilidades, tornando ao mesmo tempo responsável por sua liberdade.
0 comentários:
Postar um comentário